1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Novo Hospital Geral de Nampula, para quando?

Sitoi Lutxeque (Nampula)
10 de junho de 2023

Atrasada há mais de quatro anos, a conclusão das obras do novo Hospital Geral de Nampula, em Moçambique, continua uma incógnita. Apesar das sucessivas promessas do Governo, o incumprimento dos prazos gera indignação.

https://p.dw.com/p/4SQGH
Mosambik Nampula | Bauarbeiten am zentralen Krankenhaus
Foto: Sitoi Lutxeque/DW

Em 2018, o governo de Moçambique tinha prometido concluir as obras e entregar o novo Hospital Geral de Nampula, mas o prazo não foi cumprido. No início deste ano, em fevereiro, o vice-ministro da Saúde, Ilesh Jani, fez uma nova promessa.

"A nossa estimativa é que esta obra fique pronta até dezembro de 2023 e estamos a sincronizar toda parte da obra com os equipamentos necessários para operacionalizar o hospital e também com a questão dos recursos humanos", assegurou.

As obras do Hospital Geral de Nampula começaram em 2017, no bairro de Natikire, na cidade de Nampula e a conclusão estava prevista para junho de 2018.

O Secretário de Estado de Nampula, Jaime Neto
O Secretário de Estado de Nampula, Jaime NetoFoto: Sitoi Lutxeque/DW

"Discurso mudou"

Recentemente, porém, o Secretário de Estado de Nampula, Jaime Neto, visitou as obras e o discurso mudou, dizendo que após interação com a empresa adjudicada para esta segunda fase, seria preciso mais um ano.

"Da interação que nós tivemos com a empresa adjudicada para esta segunda fase, a explicação que nos deram [foi a de que], de hoje até o fim da obra, requer-se um ano para iniciar o funcionamento", disse.

O secretário também explicou que a primeira empresa adjudicada foi a CETA - Engenharia e Construção, mas que houve paralisação por "motivos já conhecidos", disse, de alegadas irregularidades "do lado governo, e no pagamento ao empreiteiro".

A nova promessa, porém, está a irritar os cidadãos residentes nas imediações do hospital em construção. Florêncio André é um deles e diz que o atual Presidente, Filipe Nyusi, não "tem vontade" de terminar esta obra do hospital geral, que se iniciou no seu primeiro mandato, em 2017. 

"É lastimável para a população que percorre longas distâncias à procura de serviços sanitários", disse. 

No Hospital Central de Nampula há pacientes que dormem no chão. Espera-se que o novo hospital possa ajudar a descongestioná-lo
No Hospital Central de Nampula há pacientes que dormem no chão. Espera-se que o novo hospital possa ajudar a descongestioná-loFoto: Sitoi Lutxeque/DW

Irregularidades

A DW África apurou que o primeiro empreiteiro, a CETA - Engenharia e Construções, abandonou as obras devido a alegadas irregularidades relacionadas com o pagamento pelo Governo.

O cidadão Florêncio exige a melhor aplicação dos seus impostos. "Não faz sentido. É uma obra que devia estar pronta dentro de um ano, mas já se passaram cinco anos", desabafa, "é lamentável para nós, que pagamos os impostos para ver efetivadas as atividades do governo", argumemtou.

Também a moradora de Natikire, Claudina Faustino, lamenta a situação e pede entrega das obras "o mais rápido possível". "Já faz tempo que esta situação nos preocupa -  é a terceira vez que é adiada", diz. "Queremos que venha alguém e minimize estas distâncias que percorremos dia após dia", acrescenta.

O Hospital Geral de Nampula deverá ter uma capacidade de 350 camas, com todos os serviços necessários e equipamentos de ponta. Está pensado para descongestionar o Hospital Central de Nampula, o maior do norte de Moçambique. 

Nampula: Famílias comem raízes para matar a fome

Saltar a secção Mais sobre este tema