1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Guiné-Bissau: APU-PDGB pede continuidade da paz no país

Lusa
9 de junho de 2023

O vice-presidente da Assembleia do Povo Unido – Partido Social Democrata da Guiné-Bissau (APU-PDGB), do primeiro-ministro cessante, Augusto Gomes, exortou o futuro Governo a trabalhar para a continuidade da paz no país.

https://p.dw.com/p/4SO5L
Foto: Iancuba Dansó/DW

Em conferência de imprensa para reagir aos resultados das eleições legislativas do passado domingo, Augusto Gomes, vice-presidente da Assembleia do Povo Unido – Partido Social Democrata da Guiné-Bissau (APU-PDGB), defendeu que a estabilidade e a paz foram “os principais ganhos” do executivo liderado por Nuno Gomes Nabiam.

"A APU tinha um compromisso que é de trabalhar, a todo o custo, para que haja paz e estabilidade neste país e conseguiu cumprir. Esperamos que os vencedores continuem a garantir a paz, tranquilidade e estabilidade no país", observou Augusto Gomes.

APU- PDGB conseguiu apenas um deputado no próximo parlamento.

O também diretor de campanha eleitoral da APU-PDGB e ministro da Juventude de Desporto no Governo cessante afirmou que o partido "nunca aceitou aliciamentos" para "perturbar a paz", que considera como o principal ativo do país.

O dirigente lembrou o ataque armado de que foi alvo o Governo, no dia 01 de fevereiro de 2022, quando se encontrava reunido em Conselho de Ministros e que era presidido pelo Presidente da República para justificar as dificuldades enfrentadas pelo partido.

Augusto Gomes notou que a APU-PDGB, por ter tido o líder como primeiro-ministro, "pagou ainda outras faturas", nomeadamente as desconfianças dos compradores externos da castanha de caju, principal produto agrícola e de exportação do país.

Guinea-Bissau PAI-Terra Ranka Koalition feiert Wahlsieg
Coligação PAI - Terra Ranka conseguiu 54 deputados, conquistando assim a maioria absolutaFoto: Alison Cabral/DW

APU-PDGB aceita a decisão do povo

O dirigente afirmou que a APU-PDGB aceita a decisão do povo por ter decidido pelo programa de um outro partido e espera que a mudança, reclamada pelo povo, “seja pela positiva” e que haja continuidade “nas grandes obras em curso atualmente”.

Gomes disse que o seu partido felicita a coligação PAI – Terra Ranka por ter vencido as eleições com 54 dos 102 deputados ao parlamento, prometeu fazer oposição construtiva e aguarda que o novo Governo “cumpra com os seus propósitos”.

Uma das ações que o partido de Nuno Nabiam espera do novo Governo é a realização, pela primeira vez, de eleições autárquicas na Guiné-Bissau.

Augusto Gomes aproveitou para felicitar o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, pelos apoios prestados ao Governo liderado pela APU–PDGB e ainda pelo seu discurso na quinta-feira em relação ao líder da coligação PAI- Terra Ranka.

"Felicitações ao Presidente da República pelo seu comportamento de homem e estadista durante todo o processo eleitoral, pelo seu pronunciamento de voltar atrás na sua determinação de não nomear o engenheiro Domingos Simões Pereira em caso de vitória eleitoral da coligação PAI - Terra Ranka”, sublinhou Gomes.

O Presidente sempre disse que mesmo vencendo com 102 deputados, não iria nomear Simões Pereira, mas, na quinta-feira, afirmou que tinha mudado de opinião e que estava pronto para dar posse ao líder da coligação PAI - Terra Ranka.

A Comissão Nacional de Eleições divulgou na quinta-feira os resultados das eleições legislativas do passado domingo que deram a vitória à coligação PAI - Terra Ranka com 54 dos 102 deputados ao parlamento, conquistando assim a maioria absoluta.

PAIGC: "Esta é uma vitória histórica"

Saltar a secção Mais sobre este tema